Os 3 Fundamentos do Copywriting:
Informar, Persuadir e Entreter

Todos os dias somos bombardeados por mensagens e ter um lugar de destaque tornou-se um verdadeiro desafio. É aqui que entra o copywriting, a arte (e a técnica) de usar as palavras certas para inspirar, envolver e levar o público à ação.

No entanto, escrever textos que realmente convertem vai muito além de compor frases bonitas, é preciso estratégia, empatia e clareza.

Para que as nossas mensagens sejam eficazes, devemos dominar os três fundamentos do copywriting: informar, persuadir e entreter. Cada um destes pilares fundamentais desempenha um papel essencial na forma como as marcas comunicam e se relacionam com o público.

Tópicos abordados neste artigo:

De forma a percebermos as diferenças entre os três fundamentos do copywriting, vamos usar como exemplo uma marca de produtos de banho que tem uma nova gama de produtos 100% naturais e quer informar os seus seguidores sobre as vantagens de cada produto.

Exemplos práticos dos 3 fundamentos do copywriting

1. Informar: O poder do conteúdo útil

Um copy informativo tem como principal objetivo educar o público. É o tipo de texto que apresenta uma novidade, partilha conhecimento ou esclarece dúvidas sobre um produto ou serviço.

O copy informativo deve ser claro, objetivo e credível. Devemos procurar evitar exageros e manter o foco nos benefícios reais e quantificáveis. Queremos mostrar que a nossa marca sabe do que fala e que se preocupa em ajudar o público.

Este é um dos fundamentos do copywriting mais importantes para construir autoridade e confiança junto da audiência.

Exemplo:

“Hoje apresentamos a nossa nova gama de produtos de banho 100% naturais. A sua fórmula com ingredientes naturais e ecológicos, proporciona uma limpeza profunda sem comprometer a saúde dos fios de cabelo. Assim, além de cuidar do seu cabelo, evitando químicos agressivos, está também a contribuir para a proteção do meio ambiente.”

2. Persuadir: O segredo para gerar ação

Enquanto o copy informativo educa, o copy persuasivo tem outra missão: levar o leitor a agir. Essa ação pode ser o que quisermos, como comprar, clicar, descarregar um ficheiro ou fazer uma inscrição, por exemplo.

É neste tipo de copy que apelamos às emoções, sem nos esquecermos de mencionar claramente os benefícios e incluir uma boa chamada para a ação (CTA – Call To Action).

Um bom copy persuasivo deve explicar/mostrar os benefícios e não apenas descrever o produto. Queremos que o consumidor sinta que aquela escolha é a solução mais adequada para o seu problema.

Exemplo:

“Quer ter um cabelo brilhante, saudável e, ao mesmo tempo, fazer a sua parte pelo planeta? A nossa nova linha de produtos 100% naturais dá-lhe exatamente o que precisa. Imagine um produto que não só cuida do seu cabelo, protegendo-o de ingredientes agressivos, mas também demonstra o seu compromisso com a natureza. Compre agora o seu champô 100% natural e transforme a sua rotina!”

Comunicar de forma persuasiva é um dos fundamentos do copywriting que mais contribui para transformar leitores em clientes.

3. Entreter: Criar ligação através da emoção

Por último, o copy para entreter tem como objetivos criar empatia, despertar curiosidade e aproximar a marca do público. É perfeito para comunicarmos nas redes sociais, desenvolver campanhas criativas e contar estórias (storytelling).

Podemos usar o humor, a imaginação e a emoção para humanizar a nossa marca. As pessoas vão lembrar-se melhor do que lhes contámos e de como se sentiram, do que de especificações técnicas.

Entreter é um dos fundamentos do copywriting que mais contribui para criar ligação emocional e diferenciação de marca.

Exemplo:

“Já pensou como seria o seu cabelo se tivesse voz? Provavelmente estaria a gritar de entusiasmo com a nossa nova linha de produtos 100% naturais! Dê uma nova vida aos seus fios de cabelo, enquanto desfruta de uma experiência de banho mais consciente.”

A importância de um CTA claro

Um CTA, ou chamada à ação, é uma instrução direta que damos ao nosso público com o objetivo de provocar uma resposta imediata. É o elemento que transforma um bom texto num texto eficaz.

Sem uma instrução clara, o público pode até gostar do que lê, mas não vai agir. Porquê? Porque se o público tiver de pensar muito sobre o que fazer a seguir, o mais provável é que não faça nada.

Cada copy deve ter um objetivo claro e uma ação desejada. Não devemos deixar o leitor adivinhar o que fazer a seguir, devemos dizer-lhe exatamente:

❌ “Saiba mais sobre o produto.”
✅ “Compre o seu shampoo ecológico agora.”

Incluir CTAs eficazes é uma prática que complementa os três fundamentos do copywriting e garante que cada mensagem conduz o público a uma ação concreta.

Dominar os três fundamentos do copywriting – informar, persuadir e entreter – é essencial para criar mensagens que se destacam num mundo saturado de informação.

Como vimos, cada tipo de copy tem o seu papel e os seus objetivos: o informativo cria confiança, o persuasivo motiva a ação e o para entreter gera ligação emocional. Quando aplicados em conjunto, transformam qualquer mensagem numa estratégia poderosa capaz de inspirar, converter e fidelizar.

Por isso, use cada texto como uma oportunidade para valorizar a sua marca e criar experiências que fiquem na memória do seu público!

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